Menu fechado

Pedra São Tomé: o que é, tipos, onde utilizar

Por: https://www.decorfacil.com/pedra-sao-tome/

Se você está procurando por uma pedra com um aspecto mais natural para incluir no seu projeto, a pedra São Tomé é uma ótima aposta. O revestimento – que recebeu esse nome por ser originária da cidade de São Tomé das Letras, em Minas Gerais – tem resistência térmica e alta porosidade e, por isso, é muito indicado para áreas externas.

A Pedra São Tomé tem boa absorção de líquidos – ideal para áreas próximas à piscina e varandas abertas – e faz parte da família dos quartzos, sendo considerada um quartzito, ou seja, um revestimento em pedra que traz arenito para formar grãos de quartzo em sua composição.

Uma das principais vantagens da Pedra São Tomé é a resistência, tornando-a perfeita para calçadas, fachadas, garagem e áreas da casa que sofrem com ações do tempo, como muito sol e chuva. Além disso, a pedra São Tomé oferece mais segurança para áreas molhadas, já que tem um aspecto muito parecido com os revestimentos antiderrapantes.

Tipos de pedra São Tomé

-Pedra São Tomé Branca

Por se tratar de uma pedra natural, a pedra São Tomé Branca conta com variações de tonalidade, ou seja, não apresenta um branco puro, possuindo leves traços acinzentados e em bege, mas mesmo assim, ela é capaz de garantir aquele toque mais clássico e sofisticado.

-Pedra São Tomé Rosa

É uma das tonalidades da pedra São Tomé mais utilizadas para áreas internas da casa. O ideal é que o ambiente seja mais neutro para aplicação da pedra nesse tom, já que o rosa pode “brigar” com outros aspectos decorativos do ambiente.

-Pedra São Tomé Amarela

A opção mais buscada para pedra São Tomé. A tonalidade amarela tem um aspecto muito puxado para o bege, perfeita para áreas externas e internas e para ambientes com decoração mais clean.

-Pedra São Tomé em filetes

É chamado de filete, ou palito, o tipo de corte que algumas pedras recebem, como no caso da pedra São Tomé. Esse estilo de corte, bem fino, é perfeito para revestir paredes, lareiras e muros de fachadas.

-Pedra São Tomé quadrada

O formato mais buscado para varandas e áreas externas, a pedra São Tomé quadrada – ou retangular – é mais fácil de ser aplicada, já que o encaixe é certeiro, garantindo aquele toque simétrico e harmônico nos projetos.

-Pedra São Tomé caco

Perfeito para áreas externas, esse tipo de corte é irregular, transparecendo ainda mais a naturalidade da pedra. Ideal para áreas com estilo rústico, jardins e espaços gourmet.

-Pedra São Tomé mosaico

É uma forma de corte que permite que a pedra São Tomé se torne um revestimento incrível para paredes, muros e lareiras. Nessa opção de corte, o efeito deixa o ambiente mais moderno e diferente, com um aspecto 3D. Neles as pedras cortadas em cubos pequenos são aplicadas lado a lado, formando, de fato, um mosaico.

Onde utilizar a pedra São Tomé

-Ambientes internos

Foi o tempo em que esse tipo de revestimento só podia ser utilizado em espaços externos. Atualmente, as pedras e rochas, como a pedra São Tomé, estão sendo incluídas em projetos de banheiros, quartos, salas de estar e até cozinhas, tanto no chão quanto nas paredes dos cômodos, dependendo do estilo de decoração escolhido.

É a escolha perfeita para casas com design mais rústico ou natural, como casas de campo e de veraneio, por exemplo. A Pedra São Tomé também pode compor ambientes modernos, clássicos e contemporâneos com muito charme e estilo. A pedra ainda pode ser aplicada em lareiras e espaços gourmet cobertos.

-Ambientes externos

Em áreas externas, a pedra São Tomé vira protagonista da decoração. Ela tem o poder de trazer, ao mesmo tempo, o natural e o elegante.

A Pedra São Tomé também é muito utilizada para revestir calçadas, muros de fachadas, áreas da piscina, varandas abertas, espaços gourmet ao ar livre, garagens e até jardins.